top of page
Buscar

Só Rico pode ser viajado?

Foto do escritor: Destinos & ConsultoriaDestinos & Consultoria

Tem muita gente que acha que só rico pode ser viajado. Que só quem é rico é quem viaja. Mas afinal, isso é verdade??


Eu já estou acostumada em ouvir muita gente que acha que pra ser viajado, precisa ser rico. E eu penso que essa questão de "rico" é tão relativa, afinal, o que é "RICO" pra mim, pode não ser "rico" pra você. Não é mesmo??

A verdade é que Rico-rico não precisa ser, pra viajar, basta ser inteligente!! Claro que depende muito do seu sonho de viagem. E acontece que tem muita gente de "Classe média" dizendo que não dá pra viajar. Afinal, Dá ou não dá?!


É CLARO QUE DÁ!!


E é sobre isso que vamos falar aqui nesse post!!


Se você tem um sonho de viajar, se você você deseja incluir o hábito de viajar na sua vida, mas não sabe como desenvolver isso, eu quero te ajudar!!

Existem ferramentas e caminhos que podem te levar a alcançar seu objetivo, e são eles:


  1. Nível Financeiro. Primeiramente reconheça quem você é e qual é sua atual realidade financeira. E estabeleça a sua meta. As vezes, seu sonho de viagem não está compatível com a sua atual situação financeira (hoje) e isso não significa que você tem que desistir do seu sonho (não, de forma alguma) apenas que tenha de traçar um plano mais básico para conseguir realizar mais facilmente, e ir planejando o sonho maior pro futuro.

  2. Programas de milhagens. Eu não sou nenhuma economista gente. Mas o fato de estar dentro da área de viagens e turismo à mais de 5 anos, me trouxe muitas experiências. E sim, dá pra viajar de avião praticamente de graça. E eu custo acreditar que muitas pessoas que reclamam que não tem grana pra viajar, mas gastam o mês inteiro no cartão de crédito, ainda não atrelaram esses gastos a algum programa de milhagem. (Quero falar detalhadamente sobre isso em outro post). Mas SIM, dá pra conseguir passagens quase de graça, pagando apenas as taxas de embarque por exemplo. E essa ferramenta, é uma BAITA aliada na economia da sua viagem

  3. Foco, Planejamento, dar o nome "Viagem" ao seu dinheiro. Definir prioridades é TUDO. Se você deseja realmente incluir a rotina de viajar na sua vida, você precisa ter foco, priorizar isso e partir pro planejamento. A expressão "dar nome ao dinheiro" é famosa e não é atoa. Faça um cofrinho exclusivo para essa finalidade "VIAGEM". E adquira os seguintes hábitos:

Evite o consumo excessivo! Minhas pesquisas apontam que 99% das pessoas que reclamam que não dá pra viajar, gastam uma boa grana por ano com coisas que não aproveitam (gastam por gastar, com coisas supérfluas, desnecessárias). Por exemplo aquele passeiozinho aparentemente inofensivo ao shopping pode rolar uma comprinha que quase nunca será usada a ponto de justificar o gasto.

Uma simulação: em um ano, indo uma vez por semana ao shopping e gastando 50 reais com uma “coisinha” você terá gasto 2600 reais no final do ano. Cortando este gasto pela metade você economiza 1300 reais. Uma diária de hotel num hotel charmosinho e econômico em Paris, pode custar a partir de 60 euros com conforto e charme sabia?! E nem falamos dos gastos com os lanchinhos nesses passeios... Pois é! Matamos a xarada. Dá pra pagar quase uma semana de hotel. E detalhe... ainda temos opções mais econômicas de hospedagem como: hostels, Airbnb...

Reduza o "Lazer" Aqui em casa mesmo, a saída pro Cinema não fica menos que R$ 100,00 NUNCA. Porque são 2 ingressos + deslocamento + lanche + etc...

Mas vamos aos cálculos: Pensando na maioria das pessoas que tem em mãos uma coisa incrível: a possibilidade de pagar meia pelo programa do cartão de crédito ou operadora de celular. Qual o problema em frequentar aquele cineminha que te dá desconto se ele for bom e perto? Nenhum. Logo, se você for ao cinema uma vez no mês: 600,00 no ano. (sem a pipoca e os lanchinhos claro). Com desconto: 300 reais. Paga uns 2 jantares, dos bons, dos ótimos, em Berlim. Comer fora é caro neste Brasil. Pelo menos pra mim, aqui em Goiânia. Vamos supor que você saia três vezes por semana para comer fora em um restaurante legalzinho ou tome café todos dias em uma padaria. Vai ser difícil gastar menos de 150 reais por semana. Gente, são 7800 no ano.

Aí assim, se pra você comer fora é um prazer maior que viajar, tudo bem, está bem gasto! Mas e se você gasta isso tudo e morre de vontade de viajar? Bom, não precisa deixar de sair, mas sim, diminua suas saidinhas pela metade pelo menos (o que já é muito bom!) Suponhamos que saia mais barato uns 50%, pronto, economizou 3.900 reais no ano, no mínimo. Dói? Um pouco. Eu não disse que ia ser fácil, disse? EVITE Pequenos desperdícios diários Os pequenos descuidos diários são vilões do bolso, do meio ambiente, da vida. Anote e verás! É a água que a gente compra, esquece em algum lugar e não toma mais porque esquentou e compra outra. A água do chuveiro que se perde porque estava fria e vai pro ralo levando nossos reais junto. As frutas que a gente joga fora porque comprou demais. As coisas que vencem no armário porque ficaram esquecidas. É dinheiro indo pro LIXO. Se ajude e é bem capaz que dê pra investir num jantar especial, em um passeio extra e será inesquecível.

Gadgets Quase todo mundo ama tecnologia. Mas absolutamente ninguém precisa ter todas as coisas disponíveis no mercado. Que tal consumir só aquilo que é capaz de aproveitar de verdade? Abrir mão de um celular de ultíssima geração por um igualmente ótimo pode ser muito econômico. No modelo e marca que uso isso pode representar uma economia de 1500 reais. Isso garante transporte, ingressos de museus e almoços mais econômicos pra uma semana em qualquer capital europeia.


E por último, mas não menos importante:

Flexibilidade

Talvez seu sonho seja ir pra Paris se hospedando num hotel 5 estrelas. É justo. Justíssimo. Mas talvez, por isso mesmo, ainda não deu pra realizar o sonho de fazer essa viagem… Sonho é sonho, você não precisa abrir mão. Uma dica é escolher uma boa alternativa de hospedagem pra maioria dos dias e se programar pra ficar no hotel sonhado nos últimos dois dias da viagem, só pra não abrir mão da experiência.

Se atente às datas, use e abuse dos orçamentos... E mais, que tal começar por outro destino, as vezes tão bonito quanto, diferente, encantador e único?!

Viu? Tudo é questão de Prioridades. E Priorizar, requer sacrifícios. Mas em troca a gente conhece outras culturas, novos lugares, gastronomias diferentes e ganha novas experiências! E Experiência é TUDO. Só não vale fazer mimimi dizendo que não tem dinheiro. Bons planos e boa viagem!


Bora planejar com a Destinos & Consultoria?? Eu sou a Laysla Braga CEO & Founder, Personal Travel e Consultora de viagens. Posso e quero te ajudar a planejar suas próximas viagens!!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page